Fototerapia

Técnica terapêutica que consiste na emissão artificial e indolor de radiação ultravioleta (UVA e UVB), fornecida através de aparelhos especiais sob a forma de cabine com lâmpadas fluorescentes.

A Fototerapia tem como vantagem, em relação ao sol, não depender de fatores climáticos, como estação do ano, nuvens e horário para melhor continuidade e bom resultado do tratamento, além de maior segurança na dosagem de radiação ultravioleta; sendo assim, a ocorrência de queimadura é excepcional.

Hoje, na Europa, a Narrow-band já supera a puvaterapia em termo de adesão nos principais centros de fototerapia. Sua grande vantagem é não usar o psoraleno associado, sendo extremamente gratificante, principalmente, na psoríase.

 Técnica terapêutica que consiste na emissão artificial e indolor de radiação ultravioleta (UVA e UVB), fornecida através de aparelhos especiais sob a forma de cabine com lâmpadas fluorescentes. Quando associada com medicamentos, os psoralenos, que são substâncias foto ativas, recebe o nome de PUVATERAPIA. Quando é  usada apenas a radiação UVB com comprimento de onda de 311nm chamamos o procedimento de NARROW-BAND.

Algumas doenças de pele precisam da radiação ultravioleta como coadjuvante no  seu tratamento como o vitiligo, a psoríase, algumas formas de dermatite alérgica, alguns tipos de tumores como o linfoma de pele (micose fungóide), dentre outras.  A radiação solar é rica em ultravioleta mas é impossível dosar esta radiação para se fazer um tratamento seguro. Sendo assim, existem máquinas que fornecem este tipo de radiação de uma forma que podemos dosar e promover um tratamento mais eficaz e seguro. São cabines com lâmpadas especiais onde o paciente permanece por poucos minutos com a pele doente exposta e a pele sadia protegida por roupas especiais ou filtros solares.  As sessões são semanais e o tempo de tratamento vai depender do grau de melhora das lesões.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco para que possamos informar maiores detalhes sobre nossos procedimentos.